História

historia

 

danielgunnarcelina

Brasil

A História da Assembleia de Deus em Belém tem origem no chamado de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Após receberem o batismo com o Espírito Santo – com evidência de falar em outras línguas – durante o avivamento em Los Angeles e Chicago no início do século 20, Deus os escolheu para juntos trazerem mensagem pentecostal para o Brasil.

O chamado aconteceu de forma sobrenatural: através de uma profecia, foi revelado que os dois deveriam ir ao Pará. Somente após procurar no mapa mundial os dois missionários tomaram conhecimento de que o local ficava no norte do Brasil. Em obediência à chamada divina, Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém no dia 19 de novembro de 1910.

Além da barreira do idioma, os dois missionários sofreram com a falta de recursos financeiros, pois, além de serem pobres, não eram mantidos por nenhuma junta missionária. No início, Berg e Vingren participavam de cultos em igrejas protestantes cantando hinos em sueco. Quando passaram a entender o idioma local, iniciaram a testificar de Jesus, enfatizando a salvação, o batismo com o Espírito Santo, a cura divina e o uso dos dons espirituais.

A doutrina pentecostal ministrada com a devida base bíblica foi assimilada por parte dos crentes, mas rejeitada por outros. Seis meses depois da chegada a Belém, Vingren foi convidado para dirigir um culto de oração e falou da necessidade de o crente ser revestido do poder do alto. A maioria dos presentes alegrou-se com a mensagem e outras reuniões de oração foram realizadas em casas de crentes que queriam o batismo no Espírito Santo como uma realidade em suas vidas. No alvorecer do dia 8 de junho de 1911, a irmã Celina Albuquerque, orando em sua casa, juntamente com outros irmãos, teve o privilégio de ser a primeira evangélica brasileira a receber o cumprimento da promessa, falando em línguas, tal qual os primitivos cristãos no dia de Pentecostes. No dia seguinte, a irmã Maria de Nazaré de Araújo foi também batizada com o Espírito Santo.

Através de um início simples, mas sob a bênção de Deus, a mensagem pentecostal chegou ao Brasil através de Belém do Pará, a “Casa do Pão” de todos os pentecostais brasileiros. Esta mensagem originada nos céus alcançou milhões de pessoas em todo o País, fazendo da Assembleia de Deus a maior igreja evangélica do Brasil, local onde Deus fez e continua a fazer coisas maravilhosas.

Alagoas

a18e87c267e136e0df963e672a5c56fc

Quando os missionários suecos Otto eAdina Nelson pisaram em solo alagoano, em 1915, tinham na bagagem a promessa de que Deus iria fazer uma grande obra em Alagoas. E não foi diferente. A Missão Fé Apostólica (primeiro nome da denominação) se transformou na maior igreja evangélica do Estado: Assembleia de Deus de Missão.

Mas, antes disso, um dos pioneiros da Assembleia de Deus no Brasil, que iniciava a obra pentecostal em solo brasileiro em Belém, do Pará (marco inicial da igreja no País), veio a Alagoas para semear o evangelho. Na manhã do dia 1º de maio de 1915, no modesto cais do porto do bairro de Jaraguá, desembarcou o jovem missionário de origem sueca Gunnar Vingren. Ao desembarcar em Maceió, Gunnar dirigiu-se para a casa do irmão Simplício, quando participou de um culto com nove crentes, membros de igrejas tradicionais, os quais não haviam ouvido falar sobre a doutrina pentecostal, e, principalmente, sobre o batismo com o Espírito Santo.

Os dias se passavam depressa, e Gunnar Vingren não desperdiçava o tempo que tinha para evangelizar a cidade – na época Maceió tinha pouquíssimos bairros. Quase todos os dias ele realizava cultos poderosos, marcados pela presença do Espírito Santo. Os cultos eram realizados no Trapiche da Barra, na casa do irmão Simplício, e eram notadamente marcados pelo derramamento do Espírito.

Depois de alguns dias, Gunnar Vingren passou a se hospedar e realizar os cultos na casa de um irmão chamado “Candinho”, que alegremente recebeu o missionário em seu lar. No dia 28 de maio de 1915, foi batizado com o Espírito Santo, sendo o primeiro crente alagoano a receber a promessa pentecostal. Mesmo diante da firmeza, tanto bíblica, quanto doutrinária e teológica do missionário com respeito à doutrina, ele enfrentou muita resistência e dureza de coração, da parte daqueles que combatiam veementemente o ensino bíblico sobre o batismo e os dons que são concedidos pelo Espírito Santo.

Após o término do seu curto ministério em terras alagoanas, Gunnar Vingren retornou para Belém do Pará, onde morava. Ele veio a Alagoas, oito anos depois, em outubro de 1923, para participar da primeira convenção da igreja no Estado.

Arapiraca

Oposições, perseguições, obstáculos, enfim, a má vontade de quem não tem Deus não impediram o nascimento de uma poderosa e gloriosa Igreja no agrestes alagoano.

Com a chegada das famílias: Antônio Feitosa e esposa e Benedito Lopes já com 84 anos, foram dados os primeiros passos para divulgação do Evangelho em Arapiraca no ano de 1938. A partir desta data apareceram os primeiros evangelistas; O irmão José Ferreira (Ferreirinha), quando de passagem, dirigiu um culto na casa do irmão Antônio Feitosa que residia na Rua 16 de setembro no centro da cidade.

Com a construção da estrada ferroviária, Palmeira dos Índios /Porto Real do Colégio, surgiram novos crentes de vários lugares, eram operários daquela construção. O Evangelho começou a ser propagado em todo o percurso da estrada férrea, tendo como resultado, vidas que se convertiam em frutos do evangelismo.

Estatísticas

  • A Assembleia de Deus conta com cerca de 12.000 (doze mil) pessoas, entre membros e congregados.
  • Contamos hoje com 86 (oitenta e seis) congregações em todo o município de Arapiraca.
  • Contamos também com um trabalho que não para de crescer, para a glória de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; com vários órgãos de louvor e adoração a Deus, trazendo ainda mais beleza ao crescimento desta obra que são eles: Banda Som Alegre, Coral Sião, Departamento de Jovens Vencendo com Deus, Conjuntos de Senhoras e Conjunto Infantil Crescendo com Deus, Coral Jovem e uma Orquestra Infanto-Juvenil, isso no templo SEDE.
  • Pastor Geral: Pr. Roberto Gomes, 5 Pastores, 7 Evangelistas, 83 Presbíteros ligados ao ministério local e 147 Diáconos servindo ao reino eterno de Deus, neste ministério glorioso.
  • A Assembleia de Deus em Arapiraca contou com a direção de 13 (treze) pastores ao longo dos 75 anos, os quais foram: Pedro Antônio dos Santos (1946 – 1954), José Antônio de Almeida (1954 – 17/03/1958), Pedro Antônio de Almeida (02/02/1958 – 07/09/1958), Joaquim Moreira da Costa (07/09/1958 – 16/02/1965), Gustavo Arne Johansson (15/02/1965 – 04/03/1965), Levino Barbosa (04/03/1965 – 17/01/1968), Cícero José de Farias (14/01/1968 – 30/12/1970), Manoel Pereira (04/03/1971 – 29/10/1971), José Costa Mendes (29/10/1971 – 09/01/1973), Antonio Hilário dos Santos (10/01/1973 – 21/09/1986), José Antônio dos Santos (21/09/1976 – 12/06/1986), Sidrônio Castanha de Oliveira (12/06/1986 – 20/01/1999), o Pr. Antonio Roberto Gomes da Silva, tomando posse dia 20 de Janeiro de 1999, vem desempenhando, com a Graça de Deus um próspero trabalho,  realizando melhoramentos em reformas e construções de templos, tendo como objetivo construir um templo em cada Bairro , Sítio, Povoado e Vilas de Arapiraca.